As essências Florais de Bach são extratos líquidos naturais e altamente diluídos, que se destinam ao equilíbrio dos problemas emocionais, operando em níveis vibratórios sutis e harmonizando a pessoa no meio em vive.
O objetivo da terapia floral é o equilíbrio das emoções do paciente buscando a harmonia do seu mundo interior e exterior. Problemas de saúde frequentemente têm suas origens nas emoções, sentimentos que foram persistentemente reprimidos irão surgir, primeiro, como conflitos mentais e, depois, como doença física.
Com os florais poderemos tratar de estresse, depressão, pânico, desespero, sentimentos de culpa, cansaço físico ou mental, solidão, tristeza, indecisão, sensibilidade excessiva, ciúmes, ódio, mágoas, todos os tipos de medos, ansiedades e preocupações etc.
- 1. Existem 38 essências florais no sistema Floral de Bach. Todos foram descobertos entre os anos 20 e 30 do século passado pelo Dr. Edward Bach, famoso médico, bacteriologista e patologista de Londres.
- 2. Foi durante um jantar em sua casa, que Dr. Edward Bach começou a notar que os seus convidados pertenciam a grupos distintos, e que de acordo com a sua personalidade, reagiria as doenças de forma particular. Alguns apresentavam os mesmos comportamentos como se fossem da mesma família e outros apresentavam comportamentos diferentes como a irritabilidade, medo, indiferença.
- 3. A terapia de florais não é um tratamento sintomático, que busca aliviar a dor, mas, sim, em agir no ponto que leva a pessoa a desenvolver o problema.
- 4. Uma das primeiras plantas que encontrou foi a Impatiens Glandulifera. A planta possuía a mesma característica “explosiva”. Quando as sementes ficavam maduras, eram lançadas para longe com força, como se fossem disparadas por uma arma. Esse floral equilibra a impaciência, a frustração e a irritabilidade. Sendo assim, é direcionado para pessoas impacientes com os outros e que se irritam facilmente. Também é útil para quem pensa rápido e quer resolver tudo na hora, não tolera pessoas lentas e geralmente prefere ficar sozinho para fazer as coisas em seu ritmo. A essência ajuda a manter a paciência, a descontração, a gentileza e o equilíbrio, ajudando a esperar pelo momento certo ou mais oportuno.
- 5. Os florais são produzidos através da extração das flores pela manhã, quando elas se abrem, pois é quando sua força vibracional é mais intensa. Esse processo é feito por exposição solar (conhecido como Método Solar) ou fervura da planta com água. O floral em si contém também água mineral e conhaque, para a conservação.
- 6. O maior benefício do uso dos florais é na prevenção, fazendo com que o paciente equilibre as suas energias para que esteja numa frequência saudável e em harmonia, ficando mais resistente e feliz.
- 7. É possível aplicar o tratamento terapêutico de florais de Bach em animais de estimação para acalmar e diminuir o estresse de um cachorro ou gato, por exemplo. Os animais têm a mesma variedade de emoções que nós, humanos. Por isso é preciso cuidado e atenção, respeitando a personalidade de cada animal no diagnóstico do floral. Os florais de Bach devem ser sempre e exclusivamente selecionados para estados emocionais. O cuidado de um veterinário será necessário caso existam situações de foro clínico ou danos que necessitem de diagnóstico e tratamento médico veterinário.
- 8. Remédio de Emergência ou Rescue Remedy – Essa mistura foi criada pelo Dr. Bach para lidar com emergências e situações de crise, momentos em que não há tempo para fazer uma seleção individual de florais. Essa fórmula pode ser utilizada para nos ajudar, por exemplo, a ultrapassar qualquer situação estressante, desde um nervosismo inesperado devido a um exame e até mesmo as sequelas de um acidente. Contém cinco florais diferentes: Rock Rose, Impatiens, Cherry Plum, Star of Bethlehem, Clematis.
9. Existe uma versão creme deste Remédio de emergência onde foi adicionado mais um floral a fórmula Rescue: Crab Apple – o remédio da limpeza. Um modo prático de aplicar a fórmula de emergência a feridas e inchaços de todos os tipos. Esta fórmula foi criada por Nora Weeks, assistente pessoal de Dr. Bach.
10. Com o sucesso dos florais pelo mundo todo, outros produtos foram criados na mesma linha: pastilhas, chicletes, gel refrescante, cápsulas, spray, cremes.
11. A terapia floral de Bach tem o seu uso reconhecido em mais de 50 países, é aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, desde 1956, é considerada como terapia complementar. Não possui contraindicações e pode ser utilizada por qualquer pessoa que se disponha ao tratamento. Por isso são recomendados também para as crianças, ajudando a trazer tranquilidade para os pequenos e muita paciência para as mamães.
12. Utilizando técnicas de Radiestesia e Radiônica é possível identificar o melhor floral para o tratamento da pessoa e tratá-la de forma mais rápida utilizando a energia dos florais. Se quiser conhecer mais sobre essa técnica incrível.
13. Essa terapia tem sido muito utilizada por terapeutas, psicólogos, coaches e até enfermeiras agregando esta técnica aos seus pacientes. Inclusive, a terapia floral já é reconhecida pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) com uma das áreas de atuação desde 1997.