Qual a diferença da terapia holística e a terapia tradicional?
Holos em grego significa o “Todo”. É uma visão que considera o ser humano como parte de um sistema maior. Neste contexto, um terapeuta holístico tem a visão do ser humano como um todo, tratando, não só o corpo físico, mas também o mental, o emocional e espiritual.
Causa das Doenças:
Existem muitas razões pelas quais o corpo pode ficar doente: Fatores ambientais, genéticos, alimentares, entre outros. No entanto, a doença também é desencadeada por fatores emocionais de um indivíduo.
Pensando nas consequências físicas de um sentimento, sabemos que o medo, a tristeza, o amor e a alegria exercem efeitos em termo de produção hormonal, contração de músculos, constrição de vasos sanguíneos, refletindo em nossa saúde física.
Por tudo isso, é importante que aliada a medicina tradicional, consideremos a medicina complementar como forma de ajudar na recuperação e no tratamento do ser humano como um todo.
A terapia Holística funciona?
A credibilidade das terapias holísticas no Brasil culminou no reconhecimento dos tratamentos integrativos pelo Ministério da Saúde e a inclusão de várias terapias integrativas no SUS. O tratamento integrativo é a aproximação das terapias holísticas, associadas aos tratamentos médicos convencionais ampliando o entendimento do tradicional conceito de saúde.
Os tratamentos integrativos atuam na prevenção de doenças, no bem estar e na qualidade de vida de um modo geral e também dos pacientes com doenças crônicas. Hoje em dia, podemos encontrar diversos estudos dos benefícios das terapias complementares, naturais e energéticas. Elas não substituem, de forma alguma, os tratamentos médicos, psiquiátricos ou psicológicos, mas surgem como um complemento destes tratamentos.
Saiba mais sobre as diferentes terapias complementares em nosso site.