A roda da vida foi criada nos anos 60 por Paul J Meyer. De origem humilde, tornou-se um palestrantes motivacional bem sucedido, pioneiro na indústria do aprimoramento e desenvolvimento pessoal, que identificou as principais áreas que deveriam ser desenvolvidas para que uma vida seja considerada plena.
O que é a Roda da Vida?
Trata-se uma ferramenta muito conhecida no trabalho de coaching que traz insights sobre as várias áreas de sua vida. Quando estamos ocupados com o nosso dia a dia, acabamos focando em projetos específicos e negligenciamos outras áreas que são igualmente importantes.
Fazer a Roda da vida, é como se pudéssemos dar uma volta de balão sobre a nossa vida, enxergando tudo de uma perspectiva integral. Nos faz ver que somos bem sucedidos em certas áreas, mas não em outras. Percebemos onde estão os desequilíbrios que nos impedem de ter uma vida plena e feliz e nos ajuda a planejar e criar estratégias para melhorar. É uma forma muito poderosa porque traz uma representação visual de como está a sua vida comparado ao como gostaria que fosse.
A Roda é uma mandala dividida por áreas que representam cada parte de sua vida.
Como fazer a Roda da Vida?
1 – Pensar em cada área da sua vida. Qual o seu papel em cada uma delas? Quais áreas são importantes para você? Qual a melhor combinação levando em consideração suas prioridades.
2 – Coloque a nota referente a cada área
3 – Reflita se a sua Roda da vida está equilibrada
5 – qual seria o nível ideal para cada área?
6 – Faça um planejamento de ações para chegar ao seu nível ideal
7 – Coloque a mão na massa!
8 – Refaça a roda da vida constantemente. Compare os seus resultados e trace novas estratégias de tempos em tempo.
O exercício da Roda da vida é uma ótima forma de iniciar a busca de uma vida plena, seja para você ou mesmo para o seu cliente. Baixe um PDF com o passo a passo e o template da mandala para iniciar a sua jornada.